AQUI HÁ HISTÓRIA

Desafio lançado aos alunos do 4ºano da EB Alto do Moinho. Um desafio que pretende despertar o gosto e a descoberta da História do nosso país.
Como?
Atentos e observadores, por onde quer que vamos, há sempre um vestígio do passado que nos conta uma parte da nossa história, basta tirar uma foto, procurar informação e partilhar.
Vamos a isso?

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Cabo das Tormentas

Entre 1482 e 1486 Diogo Cão passou o litoral de Angola, chegou ao território da atual Namíbia e através do rio Zaire estabeleceu relações amigáveis com o rei do Congo.


Em 1487, uma pequena armada, com três caravelas, comandada por Bartolomeu Dias continuou a exploração da costa africana. A 3 de fevereiro de 1488 dobrou o Cabo das Tormentas, a ligação do Oceano Atlântico ao Oceano Índico era real.


 Era um território de difícil acesso, Bartolomeu Dias verificou que o gigante Adamastor, o terror dos navegadores, causador dos naufrágios, afinal era um enorme rochedo no meio do mar que, com fortes correntes provocava esses acidentes. 
  Após esta viagem, D. João II mudou o nome do Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança, a esperança de chegar à Índia por mar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário