AQUI HÁ HISTÓRIA

Desafio lançado aos alunos do 4ºano da EB Alto do Moinho. Um desafio que pretende despertar o gosto e a descoberta da História do nosso país.
Como?
Atentos e observadores, por onde quer que vamos, há sempre um vestígio do passado que nos conta uma parte da nossa história, basta tirar uma foto, procurar informação e partilhar.
Vamos a isso?

domingo, 21 de dezembro de 2014

Viajar no tempo

Uma viagem à época medieval...
que tal viajar até um mosteiro?!
Aqui estou eu, hoje, MONGE COPISTA.
Quem eram os monges? Onde viviam? Para além da devoção religiosa quais eram as suas ocupações?
De certeza que vais descobrir muita coisa...

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Onde há junco, há água!

Habituados à escassez de água, os muçulmanos transmitiram-nos importantes técnicas de captura, armazenamento e distribuição de água.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Helena à conquista do Castelo dos Mouros

Com uma vista privilegiada sobre a costa Atlântica, as várzeas e a serra de Sintra, o CASTELO dos MOUROS, fortificação militar erguida pelos muçulmanos, no século X,  ocupa uma posição estratégica fundamental na DEFESA do território local e dos acessos marítimos à cidade de Lisboa.



sábado, 29 de novembro de 2014

Muçulmanos

No ano 711, a Península Ibérica sofreu uma nova invasão. Da Arábia, península asiática com fronteira com o Mar Mediterrâneo, chegaram os Muçulmanos, também chamados Árabes ou Mouros, chefiados pelo general Tarik.

Invasões Barbaras

O desejo de conquistar as riquezas romanas levaram os Bárbaros a invadir o Império Romano, no início do século V.

A Romanização

No ano 218 a. C. o Império Romano alargou fronteiras e tornou-se mais rico com a ocupação da Península Ibérica.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Castelo de Beja

Castelo de Beja (Beja) - Distrito de Beja | Guia da Cidade | Região do Alentejo

A dominar a paisagem desta zona do Alentejo, com a sua Torre de Menagem, a Fortaleza de Beja tem as características das fortificações portuguesas, mas é suposto que as suas origens remontem à época Romana, tendo sido modificada e ampliada ao longo dos séculos. Depois de algumas tentativas de conquista desta cidade aos árabes, por D. Afonso Henriques, só em 1162, Fernão Gonçalves, a conquista, para ser de novo recuperada pelos árabes e só em 1200, a cidade é definitivamente conquistada para a coroa portuguesa, concedendo-lhe o Rei D. Afonso III, o Foral, em 1254.

Cantigas do Baú - Os olhos do meu amor

Apreciemos vestígios do passado ao som d' Os olhos do meu amor.
Lindo!

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

GALERIAS ROMANAS

Galerias ROMANAS de OLISIPO  (Rua da Prata)
Após o grande terramoto de 1755, no período de reconstrução da baixa lisboeta, surgem as Galerias Romanas. Na época, dada a pouca valorização do património, as galerias serviram de suporte aos edifícios pombalinos.

Os estudos indicam que esta vasta construção terá decorrido nos finais do século I a.C., no tempo do imperador Augusto. Este conjunto de galerias é um CRIPTOPÓRTICO, estrutura usada pelos romanos, em terrenos pouco estáveis, como plataforma de apoio à construção de grandes edifícios.



terça-feira, 18 de novembro de 2014

DOCE HISTÓRIA

Em Portugal, a DOÇARIA tem origem no século XV. Até esta altura o adoçante-rei era o mel, porém com o início do cultivo da cana-do-açúcar, na ilha da Madeira,  o AÇÚCAR entrou na gastronomia dos conventos e das casas mais nobres. Normalmente confeccionados  em conventos – os doces conventuais – tem na sua composição  grandes quantidades de açúcar e gemas.  
  A variedade é grande e difere de região para região: toucinho-do-céu, doce de ovos, fios de ovos, barrigas-de-freira, papos-de-anjo... Pastéis de Belém

  Todos fazem parte da nossa cultura, da nossa História!


segunda-feira, 17 de novembro de 2014

FENÍCIOS, GREGOS E CARTAGINESES



Por volta de 1100 a.C., pelas águas calmas do MAR MEDITERRÂNEO, atraídos pelas riquezas naturais da Península Ibérica, surgem outros povos – FENÍCIOS, GREGOS E CARTAGINESES - navegadores e comerciantes, fundaram feitorias (postos comerciais), no litoral.

sábado, 15 de novembro de 2014

11 de NOVEMBRO

O dia de S. Martinho é sempre muito animado na EB Alto do Moinho mas, este ano, para além do magusto, jogos, música e muita brincadeira também falámos de História.
11 de NOVEMBRO de 1918 - O Armistício* proposto pelos aliados é aceite pela Alemanha.
*Armistício é um acordo formal em que as partes envolvidas num conflito armado concordam em parar de lutar. A palavra deriva do latim: arma (arma) e stitium (parar).
Com a professora Sandra, de Inglês, fizemos um marcador de livros especial com uma papoila. Em Inglaterra, a papoila vermelha simboliza o sangue derramado pelos soldados na 1ª Guerra Mundial, pintar ou oferecer uma papoila vermelha, no dia 11 de novembro, é homenagear os soldados da 1ª Guerra Mundial onde, também, muitos portugueses perderam a vida.

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

COMUNIDADES AGROPASTORIS

UMA VIAGEM NO TEMPO...
... a construção de um friso cronológico, a localização da Península Ibérica, os primeiros povos que habitaram a Península... AS NOSSAS ORIGENS.

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

POVOS NÓMADAS RECOLETORES

Este PORTUGAL, que nós conhecemos nem sempre foi assim. Verdadeiros aprendizes de HISTORIADOR, os alunos do 4ºA da EB Alto do Moinho, mostram-nos os PRIMEIROS POVOS na PENÍNSULA IBÉRICA. 

domingo, 14 de setembro de 2014

Homenagem da freguesia de Corroios ao Fundador (2007)

Obra do escultor Jorge Pé-Curto. 
O FUNDADOR
O D. Afonso Henriques montado no Galo de Barcelos foi a fórmula encontrada para realçar o espírito guerreiro e a sua liderança face às aspirações independentistas de uma região em que o Galo de Barcelos surge como símbolo.
Alto do Moinho - Corroios.